Google+ Google+

terça-feira, 27 de maio de 2014

Perversa Cozinha: Sopa

E aí pessoal, beleza?

Eu gosto muito desse tempinho mais friozinho... o make dura o dia inteiro, dá para secar/alisar/cachear os cabelos sem sofrer com o calor, além de poder dormir em uma cama bem quentinha e aconchegante...rsrs

Além disso, eu amo as comidas mais, digamos, "invernais"... e uma das que eu mais gosto é... a sopa!!!


Mas não estou falando de sopa de dieta não... vocês já repararam que sopa de dieta é sempre assim: sopa de tomate, sopa de feijão, sopa de legumes e coisas assim? É sempre um ingrediente só!!

A sopa que eu gosto é a sopa de antigamente, sopa de vó/mãe mesmo... aquelas com tudo o que a gente tem direito: legumes, carne, feijão, macarrão...rsrs

Então, resolvi mostrar para vocês como é a minha receita. Vamos começar?


Em uma panela de pressão grande, coloco 1 copo de feijão para cozinhar em 1 litro de água.

Enquanto cozinha, vamos fazer a carne em outra panela...


Frito meia linguiça calabresa em um pouquinho de óleo (a calabresa é só para dar um gostinho mais forte na sopa e pode ser substituída ou retirada se vocês preferirem).

Eu usei uma calabresa artesanal, que tem mais tempero e menos gordura que as tradicionais, mas pode ser a que vocês preferirem.

Depois de pronta a calabresa, eu retiro o óleo e coloco a carne moída para fritar (uso 200gr de lagarto moído, mas vocês podem usar a carne que preferirem).

Eu prefiro usar carne moída porque, além de ser mais prática de fazer (não tem que ficar esperando cozinhar, como carne de pedaço), ela ainda deixa o caldinho da sopa mais encorpado... mas é questão de gosto mesmo.


Depois que a carne está bem fritinha, acrescento cebola, alho e pimenta picadinhos, além de sal e demais temperos a gosto (aqui vale a mesma regra, substitua os temperos que vocês não gostarem ou acrescentem os que preferirem, ok?).

Tudo refogado?  Agora acrescento tomate picadinho e deixo ele dar uma "derretida".

Depois é hora de acrescentar o molho de tomate (uso um sachê de molho pronto, mas vocês podem usar extrato, basta acrescentar um pouquinho de água para fazer o molho).

Fica assim:


Deixo o molho reservado e, enquanto o feijão termina de cozinhar, vou lavando e picando os legumes.


Depois que o feijão está pronto, acrescento na mesma panela de pressão o molho da carne moída que já estava pronto, os legumes que precisam cozinhar por um tempinho maior (nesse caso usei batata, cenoura e vagem) e o macarrão (uso pouco macarrão, menos de meio copo, mas vocês podem colocar mais, se preferirem).

Deixo cozinhar por uns 5 minutos na pressão e abro para dar uma olhada.


Se tudo já estiver cozido, acrescento os legumes que não precisam cozinhar tanto: dessa vez eu coloquei couve-flor e repolho (couve também fica muito bom!!!).

Deixo cozinhar mais um pouquinho (até a couve-flor ficar macia) e pronto!!!


Sopa pronta, quentinha e muito nutritiva para espantar o frio!!!


E vocês, também gostam de sopa? Usam algum outro ingrediente? 

2 comentários:

  1. Essa sopa tem "sustância" - deve ficar uma delícia mesmo - uma refeição completíssima e numa noite friinha pega bem pra caramba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Izadora!!! Fica boa mesmo! Você também gosta de sopa assim, com muitos ingredientes? Beijos!!!

      Excluir

Deixe seu comentário: