Google+ Google+

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Perversa Viagem: Comprando passagens aéreas


E aí pessoal, beleza?

Hoje venho trazendo mais algumas dicas sobre viagens e o tema agora é realmente uma parte importante da viagem: as passagens aéreas.

Escolher bem a companhia aérea e pesquisar bem os preços pode não só diminuir os custos da viagem mas também evitar dores de cabeça durante o passeio.


Como sempre, vou fazer o post falando sobre minhas experiências, opiniões e gostos pessoais... então, pode ser que a minha dica ou escolha não seja exatamente o melhor para vocês, ok?  Tudo depende do que vocês vão estar procurando...

De qualquer forma, imagino que o post já pode, pelo menos, mostrar o que vocês não podem deixar de observar antes de fazer a compra.

Então, vamos começar?

Uma das primeiras coisas a se fazer, claro, é escolher o destino da viagem.

Como combinei com vocês que as dicas desses primeiros posts iam ser todas sobre os Estados Unidos, primeiro temos que escolher a cidade que iremos visitar.


Feito isso, já é possível começar a pesquisar sobre as companhias aéreas.

Em regra, eu sempre dou preferência a vôos sem escalas ou conexões.

Então, começo minha pesquisa vendo quais empresas fazem vôos diretos para a cidade escolhida.

Para Miami, por exemplo, sempre prefiro ir com a American Airlines e para Nove Iorque e Washington gostei muito da United.


Claro que escolher vôos sem escalas ou conexões limita bastante as opções e acaba ficando mais difícil escolher a empresa aérea com base em preço.

Para mim, a vantagem de vôos sem conexão é não ter que me preocupar se as malas vão ser transferidas para o outro avião corretamente, se o primeiro voo não vai atrasar e vou acabar perdendo o seguinte ou se vou ter que ficar no aeroporto de bobeira esperando o segundo voo.

Eu sei que tudo isso é contornável... que se as malas não forem transferidas a tempo, elas chegam em outro voo, que se o primeiro voo atrasar, a empresa aérea me embarca em outro e coisas assim, mas prefiro evitar essa preocupação durantes as férias. 

Se vocês não se importarem com fazer escalas/conexões, fica bem mais fácil encontrar passagens em promoção ou com preços bem melhores em empresas como Copa e Lan.

A Copa, por exemplo, é uma companhia aérea panamenha.  Como seu Hub principal é na Cidade do Panamá, todos os vôos saindo do Brasil para os Estados Unidos fazem uma conexão lá.

A dica para voos com conexão é deixar um intervalo razoável entre a chegada do primeiro e o embarque do segundo.

Uma das vezes que fui para Orlando, fomos de American Airlines (que faz conexão em Miami, um de seus hubs principais).

O problema é que o voo atrasou por conta do tempo ruim e tivemos que correr (literalmente) para embarcar no voo seguinte.  Claro que a empresa não teve tempo de transferir as malas para o outro avião e elas só chegaram no destino no voo seguinte...

Bom, depois de escolhido o destino e depois de decidir se vocês preferem voos diretos ou se não se importam de fazer conexões, é hora de começar a pesquisar preços.

Eu faço assim (na verdade, meu marido é que faz essa parte...rsrs): alguns meses antes da viagem (e depois que escolhemos o destino), meu marido entra no site da companhia escolhida e começa a vigiar os preços, para ter uma ideia de quanto está custando a tarifa para o horário desejado.

Os valores estão sempre mudando, então vale a pena ficar observando os preços sempre e só comprar quando o valor estiver mais baixo que o normal.

Eu fiz uma simulação de Guarulhos para Miami no site da American Airlines para mostrar para vocês como funciona:


Depois de colocado os dados (origem, destino e datas), o site vai para a segunda página, onde podemos escolher o horário e ver os preços e se o voo escolhido é direto ou com escala.

Reparem que os voos com escala costumam ser mais baratos.

Escolhido o voo de ida, o site te pede para escolher o da volta:


Alguns horários custam um pouco a mais e em outros o preço da volta já está incluído no preço da ida.

Ah, e na parte de cima da página é possível checar os preços dos outros dias... então, quem tem mais flexibilidade de datas pode encontrar o dia mais barato para viajar.

O site das demais companhias é bem parecido, ok? Então, já dá para vocês terem uma ideia de como é.

Essa dica é válida principalmente para quem quer voo direto e prefere comprar a passagem diretamente no site da empresa aérea escolhida.

Para quem tem mais flexibilidade de datas, horários e conexões, uma boa dica é pesquisar preços em sites como Decolar, Submarino, Americanas Viagens etc.

Um site excelente e que sempre dá ótimas dicas de voos com preços promocionais é o Melhores Destinos... vale a pena adicioná-lo aos favoritos de vocês!

Relembrando: voos com conexões ou voos durante o dia em regra custam bem menos que os voos diretos e noturnos, ok?

E, para terminar, eu não poderia deixar de falar que voar com milhas também é um ótimo jeito de economizar...

Mas, como no casos das promoções, voar com milhas exige uma certa dose de flexibilidade!

Aqui vão algumas dicas básicas para vocês acumularem milhas:

  • Cadastre-se no programa de recompensas da companhia aérea antes mesmo de comprar a passagem (o cadastro é rápido, fácil e você não precisa estar com passagem comprada para fazê-lo).
  • Ao comprar a passagem, não deixe de incluir seu número de fidelidade na reserva.  É com base nesse número que a companhia aérea vai creditar as milhas do trecho voado em sua "conta".
  • Tente voar sempre com a mesma companhia aérea ou com as que fazem parte do mesmo grupo.  Não adianta ter um pouquinho de milhas em programas de fidelidade diferentes e não ter milhas suficientes em nenhum deles para emitir uma passagem, certo?
  • Tenha um cartão de crédito que acumule milhas (ou pontos que possam ser transformados em milhas) e pague todos os gastos do dia a dia, por menores que sejam, com o cartão.

E, claro, fiquem de olho nas promoções!

Por exemplo, no final de agosto o Dotz anunciou a seguinte promoção para viagens usando pontos:


Dá para ir para Orlando em maio de 2015, por exemplo, com 30.000 pontos por pessoa!! E, para alguns outros destinos, é possível encontrar por 15.000!!

Ah, e dá para trocar os pontos até 15/09, então não deixem de acessar a página e dar uma olhada!


Bom, pessoal, essas foram apenas algumas dicas gerais.  Se vocês tiverem algum dúvida específica, deixem nos comentários que farei o possível para ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: